Você já teve a sensação de que, não importa o quanto durma, você acorda cansada? Ou então, começa o dia se sentindo bem, mas conforme as horas passam, seus anéis ficam apertados, as pernas pesam e a barriga estufa, como se você tivesse ganhado quilos em poucas horas?
Na correria de São Paulo, é muito comum normalizarmos esses sintomas. “É só o calor”, “é porque fiquei muito tempo sentada”, ou o clássico “é o estresse do trabalho”. Embora todos esses fatores influenciem, na Medicina Integrativa, entendemos que o corpo não emite sintomas por acaso.
Retenção de Líquido e Inchaço, somados à fadiga inexplicável, são a linguagem que o seu organismo usa para dizer que o sistema de drenagem e de energia está sobrecarregado. Não é apenas estético; é fisiológico.
Hoje, quero compartilhar com você um olhar diferente sobre esses sintomas e listar 5 hábitos que podem estar sabotando sua vitalidade sem você perceber.
O corpo como um sistema integrado
Muitas vezes, tentamos resolver o inchaço tomando um diurético e o cansaço tomando mais café. O problema dessa abordagem é que ela tenta “calar” o sintoma sem ouvir a mensagem.
Como médica, quando recebo uma paciente com queixas de inchaço e Fadiga Crônica e Estresse, eu não olho apenas para o rim ou apenas para o intestino. Olho para a conexão entre eles. Se o seu intestino está inflamado (devido à má alimentação), ele gera toxinas. Essas toxinas sobrecarregam o fígado e os rins, que precisam trabalhar dobrado para filtrar o sangue. O resultado? O corpo retém água para tentar “diluir” essas toxinas.
Ou seja: aquele inchaço que te incomoda pode ser, na verdade, um mecanismo de defesa do seu corpo contra uma inflamação silenciosa.
5 Hábitos “inocentes” que aumentam o inchaço e a fadiga
No meu dia a dia atendendo Saúde da Mulher Integrativa, percebo padrões de comportamento que se repetem. Veja se você se identifica com algum deles:
1. Beber água na hora errada (ou gelada demais)
Todo mundo sabe que precisa beber água. Mas no Ayurveda, como você bebe é tão importante quanto quanto você bebe. Beber grandes quantidades de água gelada durante as refeições apaga o seu “fogo digestivo” (Agni). Isso dificulta a digestão, causa fermentação e, paradoxalmente, pode piorar a sensação de estufamento. A dica de ouro? Beba água ao longo do dia, longe das refeições, e prefira a temperatura ambiente.
2. O ciclo do “falso saudável”
Barrinhas de proteína cheias de adoçantes artificiais, refrigerantes zero e alimentos ultraprocessados “fit” podem ser grandes vilões. Muitos adoçantes alteram a microbiota intestinal, gerando gases e inflamação. O corpo não reconhece esses químicos como alimento e luta para eliminá-los, gerando retenção.
3. Comer sob estresse intenso
Você almoça respondendo e-mails ou em 10 minutos entre uma reunião e outra? Quando comemos em estado de alerta, o sangue é desviado do estômago para os músculos (reação de luta ou fuga). A comida não é digerida corretamente, vira toxina e causa aquele peso abdominal à tarde.
4. Sono de má qualidade
A limpeza do nosso corpo (detox) acontece principalmente enquanto dormimos. Se você dorme pouco ou acorda várias vezes, seus rins e sistema linfático não conseguem fazer a “faxina” completa. Você acorda “suja” metabolicamente, o que se traduz em inchaço no rosto e pálpebras pela manhã.
5. Ignorar o intestino preso
Se você não vai ao banheiro todos os dias, as toxinas que deveriam sair são reabsorvidas. Isso é uma das maiores causas de Fadiga Crônica. É como se o lixo da casa não fosse recolhido; o ambiente interno fica poluído, gerando cansaço mental e físico.
Emagrecimento Saudável e Desinflamação caminham juntos
Muitas mulheres buscam dietas restritivas para perder esse peso do inchaço. Mas a restrição severa pode estressar ainda mais o corpo. O segredo para um Emagrecimento Saudável e Desinflamação real não é comer menos, é comer melhor e respeitar os ciclos do corpo.
Quando desinflamamos o intestino e otimizamos a função renal com estratégias naturais e alimentação adequada, o corpo “solta” o líquido retido naturalmente. A energia volta, a pele melhora e a disposição para viver aumenta.
Um convite para se olhar com carinho
Se você se reconheceu nesses sintomas, saiba que sentir-se inchada e cansada não precisa ser sua sentença. Existem caminhos gentis e científicos para recuperar seu equilíbrio.
Sou a Dra. Paula Lamonato, e meu trabalho é ajudar você a decifrar esses sinais e construir uma rotina de saúde que faça sentido para sua vida real.
Comece observando esses 5 hábitos hoje. Seu corpo é sábio e, com os estímulos certos, ele sabe exatamente como voltar ao equilíbrio.